Pesquisa e iniciação científica
Apresentação
Pesquisa e iniciação científica
A política de pesquisa da UniC visa articular a pesquisa nos vários níveis, iniciando primeiramente com o fortalecimento da iniciação científica, e priorizando:
a) Normatizar a apresentação dos projetos de Pesquisa
b) Padronizar a apresentação de Trabalhos acadêmicos/científicos na IES – a partir das contribuições dos professores de metodologia da IES.
c) Criação de Revistas de Graduação e de Pós-Graduação: para divulgar artigos científicos preparados pelos alunos e professores.
d) Contatos com Instituições de Fomento à Pesquisa e CNPq, entre outras.
e) Programas de Iniciação Científica, inclusive com bolsa de incentivo à pesquisa destinada aos alunos de graduação e pós-graduação.
f)Criação do Campus de Pesquisa do Estado do Ceará, visando desenvolver projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento do Nordeste brasileiro.
g) Implantação do Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica da IES, visando primordialmente à divulgação dos resultados e projetos de pesquisa institucionais, concluídos ou em andamento, e estimular a troca de experiências entre pesquisadores de grupos de pesquisa já consagrados e emergentes; fornecer subsídios teóricos e de apoio para aperfeiçoamento dos jovens pesquisadores que se qualificarem para a investigação científica.
h) Formação da Comissão de Avaliação dos Instrumentos de Pesquisa, que terá como objetivo credenciar os instrumentos de pesquisas que serão aplicados por alunos e professores da IES.
i) Criação do Comitê de Ética na Pesquisa. Prevemos a criação do Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo os seres humanos, que terá sob sua responsabilidade a análise das questões éticas dos projetos envolvendo pesquisas com seres humanos. As atividades desse comitê serão detalhadas em seu regimento interno.
LINHAS DE PESQUISAS PRIORITÁRIAS
● Alternativas para a recuperação dos recursos naturais degradados pelo homem ou pela natureza;
● Assentamentos habitacionais urbanos, nas áreas periféricas da cidade de Fortaleza: políticas, formas e técnicas;
● Processo de ocupação vertical das áreas urbanas e os reflexos na infraestrutura de saneamento, água, esgotos e sistema viário;
● As normas legais de ocupação e uso do solo do município de Fortaleza e as modernas conquistas das sociedades urbanas para a melhoria da qualidade de vida: situação atual e propostas de alteração;
● Os direitos do cidadão e o exercício da cidadania na Grande Fortaleza;
● Os currículos escolares da rede oficial do município de Fortaleza; estudos comparativos com os da rede privada; parâmetros curriculares nacionais; proposta de possíveis alterações;
● As metodologias de ensino das escolas do município de Fortaleza e a tecnologia educacional existente; propostas de possíveis adequações;
● Sistema de saúde do município de Fortaleza, o SUS e a atuação da rede privada; identificação de carências e propostas de melhoria;
● Atenção integral à criança e ao adolescente; políticas e situação existentes; alternativas para a melhoria do atendimento;
● A gerência das grandes cidades e a capacitação de fatores humanos para a gestão intermediária; diagnóstico e propostas de capacitação e de aperfeiçoamento;
● Estudos para a modernização tecnológica e melhoria dos serviços de coleta e disposição de resíduos sólidos;
● Estudos para implantação de banco de dados, visando dotar o cidadão e as organizações de informações que possibilitem o seu uso em rede, via Internet, objetivando o controle e a preservação do meio ambiente;
● Perfil profissional na área de serviços, na Grande Fortaleza; os cursos de graduação e sua adequação ao novo profissional, em constante mutação, que o mercado de trabalho exige;
● A segurança e a saúde do trabalhador e o ambiente e as condições de trabalho na Grande Fortaleza;
● A modernização das relações de trabalho na Grande Fortaleza; análise comparativa;
● Estudos sobre a preservação e valorização do dinamismo, a riqueza e a diversidade das formas de criação e expressão do cidadão cearense;
● Estudos sobre instrumentos jurídicos, técnicos e administrativos necessários à preservação do patrimônio cultural de Fortaleza; ações de identificação, conservação, revitalização e promoção;
● Estudos sobre as origens da violência urbana e as políticas de seu enfrentamento;
● A formação do atleta de futebol na Grande Fortaleza; propostas de políticas e formas de atendimento ao mercado de trabalho.
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