Enfermagem Unicearense na Campanha Outubro Rosa 2022

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 e é celebrado em todo o mundo. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os fatores de risco podem ser:

Comportamentais e ambientais, como: obesidade e sobrepeso, após a menopausa, Falta de atividade física, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc; história de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Aspectos da vida reprodutiva, como: primeira menstruação antes de 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona).

Hereditários/Genéticos, como: histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem e alteração genética.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA), 2022.

Para saber mais, acompanhe a gente nas nossas redes sociais e site, que vem muito mais por ai.